Idosos e tatuagem não são palavras típicas que você ouve mencionadas na mesma frase, mas há muitas pessoas por aí que fazem sua primeira tatuagem tarde na vida ou continuam fazendo novas tatuagens à medida que envelhecem.

Há um número crescente de histórias de octogenários circulando em um estúdio de tatuagem para sua primeira experiência de agulha, tinta e pele. Existe um mito por aí que pessoas idosas não podem fazer novas tatuagens, mas fatos e fotos parecem simplesmente dizer que não é verdade.

Embora seja verdade que as pessoas mais velhas podem obter uma nova tatuagem, também é verdade que a pele mais velha é diferente da pele jovem e elástica. Deve ser tratada de forma diferente.

Existem diversos canais onde tatuadores falam e podem encontrar informações sobre as diferenças e dificuldades que têm a tarefa de pintar idosos.

Um dos temas comuns é que tatuar uma pele mais velha leva mais tempo. Uma tatuagem que pode levar apenas uma sessão para ser concluída para um cliente de 18 anos pode acabar exigindo duas ou três sessões para alguém mais idoso.

Isso ocorre porque a pele fica mais fina e mais suscetível a hematomas à medida que envelhecemos. A pele envelhecida é mais frágil, há uma perda de gordura subcutânea e a pele envelhecida repara-se mais lentamente do que a pele jovem. Todos esses fatores afetarão a maneira como um artista aborda o envelhecimento da pele.

Conselho para pessoas mais velhas que desejam fazer sua primeira tatuagem.

Honestamente, a idade não importa. É mais sobre se conhecer o suficiente para ter certeza de que é algo para o qual você está pronto. Vai ficar na sua pele para sempre, então você precisa estar apegado ao design o suficiente e ter orgulho de ter sua pele permanentemente ornamentada.

Tatuagem para idosos

Minha tatuagem precisa ter um significado?

Tatuagens não precisam ter nenhum significado! Mais uma vez, é uma questão de decisão pessoal, pois tudo o que parece certo para você é a coisa certa a fazer. Existem algumas tendências de significado como familiar, cura de traumas, cobertura de cicatrizes, decoração, estilo de moda, temática vintage, enfim sua tatuagem pode ser o que você quiser.

Tatuagem dói?

A resposta depende da localização e do tamanho, mas a dor é principalmente psicológica: a ideia de ter uma agulha perfurando sua pele é mais desconfortável do que a própria sensação. Realmente não é tão doloroso!

Quanto custa a tatuagem?

O preço varia inteiramente entre tatuadores, estilos, países, cidades e lojas de tatuagem. O importante definitivamente é encontrar o artista certo e o estilo certo para você. É algo que você terá na pele pelo resto de sua vida, portanto, certifique-se de ter algum dinheiro economizado para ter o melhor resultado.

Escolher uma opção ‘barata’ por causa do preço pode muitas vezes resultar em uma tatuagem feia e em muitos arrependimentos. Uma boa tatuagem pode ir de algumas centenas de $ até alguns milhares de $ se você estiver desenvolvendo uma peça realmente grande!

Quanto tempo leva para fazer uma tatuagem?

A resposta dependerá totalmente do tamanho, dos posicionamentos e se há sombras ou cores envolvidas. Existem casos onde você pode entrar e sair em menos de 30 minutos, mas outras vezes pode ser necessário entrar para várias sessões com seu tatuador.

Posso ser alérgico a tinta de tatuagem?

Os pigmentos de hoje incluem os pigmentos minerais originais, pigmentos orgânicos industriais modernos, alguns pigmentos à base de vegetais e alguns pigmentos à base de plástico. 

Reações alérgicas, cicatrizes, reações fototóxicas (ou seja, reação por exposição à luz, especialmente luz solar) e outros efeitos adversos são possíveis com muitos pigmentos. Os pigmentos à base de plástico são intensamente coloridos, mas muitas pessoas relataram reações a eles. Existem também pigmentos que brilham no escuro ou em resposta à luz negra (ultravioleta). Esses pigmentos são notoriamente arriscados, alguns podem ser seguros, mas outros são tóxicos.

Algumas tintas de tatuagem são, na verdade, feitas com produtos de origem animal. Variedades não veganas podem conter carbonato de osso, glicerina de gordura animal, gelatina de cascos ou goma-laca de besouro. Então, se você está preocupado com isso, visite lojas de tatuagem e pergunte se elas usam tintas veganas.

Você pode perguntar ao seu tatuador qual marca de tintas ele está usando antes da sua consulta de tatuagem, e fazer algumas pesquisas sobre os componentes e levar essa lista ao seu médico. O tatuador não é responsável por possíveis reações alérgicas ou cutâneas, uma vez que elas acontecem muito raramente. Se você tiver alguma preocupação médica real, a recomendação é falar com um médico antes de obter uma tatuagem.

Tatuagem para idosos

Se você está envelhecendo há boas notícias.

Acontece que existem alguns benefícios em esperar até que você esteja um pouco mais velho para fazer uma tatoo. Estudos de tatuagens mostram que uma pele mais velha e flácida se torna um benefício. A pele flácida não precisa se preocupar com a flacidez da tatuagem.

Os idosos também são menos propensos a fazer tatuagens impulsivas das quais se arrependem mais tarde. Não é nenhum segredo que as indiscrições da juventude levam a algumas tatuagens horríveis.

Outro benefício é que a tatuagem vai desbotar menos, porque terá menos tempo para desbotar, o que é um pouco mórbido, mas claramente verdadeiro.

Também é verdade que haverá menos tempo para as linhas se borrarem e para o sol causar seus danos.

Então, se você estiver pensando que está velho demais para um novo truque, diria que você está errado. Existem muitos motivos para que o atraso seja melhor do que nunca, então vá em frente e faça aquela tatuagem que você sempre quis, duvido que se arrependerá mais tarde.

Confira Vídeos Selecionados no Canal VoVsTV no YouTube

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll Up