Videogame na terceira idade é uma brincadeira saudável!

Embora videogame pareça ser uma atividade voltada estritamente para as gerações mais jovens, há mais e mais idosos que recorrem aos dispositivos de jogos em busca de uma fonte de diversão e entretenimento incomparáveis.

Os videogames tiveram uma má reputação ao longo dos anos. As crianças estão sempre implorando por mais tempo, enquanto os pais a desencorajam. No entanto, estudos recentes indicam que existem benefícios cognitivos para quem joga videogame, particularmente para idosos.

Embora possa parecer um pouco fora da caixa, os idosos agora não devem mais olhar apenas para os videogames como algo para seus netos, pois existem alguns benefícios de saúde para idosos realmente grandes e surpreendentes que acompanham esses jogos virtuais. Além disso, são maneiras divertidas de melhorar o humor para os idosos passarem seus dias.

Para os idosos que desejam outra maneira de se relacionar com os netos, os videogames são uma ótima ferramenta a considerar. Isso pode dar aos avós algo novo para fazer com os netos e um novo tópico para discutir também.

Os videogames não devem mais ser vistos como atividades irracionais que ocupam o tempo livre das crianças. Quando jogados corretamente, os videogames certos podem realmente proporcionar uma grande estimulação cognitiva e ajudar os idosos a viver vidas mais felizes e saudáveis.

Embora muita coisa nunca seja uma coisa boa, acontece que jogar videogame pode ser bom para o cérebro. Isso é particularmente útil para idosos. Existem até jogos sendo produzidos especificamente para o desenvolvimento cognitivo.

Agora alguns dos benefícios para idosos que podem advir de um pequeno jogo de videogame.

Os videogames podem promover exercícios saudáveis

Sistemas de videogame como o Wii (detecta movimento em três dimensões) são uma ótima maneira de promover exercícios saudáveis. Além disso, os idosos podem jogar esses jogos físicos por conta própria ou com amigos e familiares. De tênis e boxe a boliche, golfe e dança, existem todos os tipos diferentes de videogames para o Wii que podem promover exercícios saudáveis ​​para idosos.
Esta é uma boa ideia para ILPIs (Instituições de Longa Permanência para Idosos) em todo o país, adicionar consoles com Wii às suas salas de atividades como uma maneira divertida de promover exercícios saudáveis ​​entre seus residentes.

Os videogames podem melhorar a memória e a função cognitiva

Qualquer atividade que ajude os idosos a melhorar sua memória é importante. Pesquisadores da UC San Francisco descobriram que os videogames projetados para melhorar o controle cognitivo podem realmente melhorar a função mental em idosos e melhorar sua memória e capacidade de atenção sustentada.
A jogabilidade repetida com frequência também ajuda a melhorar a memória de curto prazo. Pode ajudar os idosos a se lembrarem melhor de coisas como nomes, números de telefone, datas e horas. Quando os idosos jogam videogames, eles exercem a capacidade de lembrar do cérebro.

Os videogames diminuem os níveis de depressão

Embora os idosos possam ser um dos grupos de maior risco para depressão, estudos indicam que idosos jogadores de vídeogames divertidos que combinam jogo e exercício realmente têm melhora do humor, saúde mental e diminuição das chances de depressão.

Os videogames podem melhorar o equilíbrio

Idosos que jogam jogos de computador apresentam melhor equilíbrio do que idosos que não praticam. Melhorar as habilidades motoras realmente pode ajudar esses idosos a manter uma melhor velocidade de caminhada e um melhor equilíbrio geral, habilidades importantes para a comunidade sênior, que são impactadas por milhões de lesões relacionadas à queda a cada ano.

Os videogames podem ajudar a melhorar a visão

Os jogos de tiro em primeira pessoa, entre jogadores jovens, podem realmente ajudar os idosos a melhorar sua visão geral.
Os videogames exigem que os jogadores rastreiem visualmente a tela e interpretem os dados. Isso ajuda o cérebro a melhorar cada vez mais o processamento visual e a distinguir diferenças sutis de cor.

Enfim, à medida que se envelhece, a vida diminui. O corpo diminui e o cérebro diminui. Jogar videogame pode ser uma ótima maneira de manter a mente e o corpo mais saudáveis possível.

One thought to “Por que os idosos deveriam jogar mais videogame.”

  • Carlos Magno M dos Santos

    Vi aqui uma excelente plataforma, bem intuitiva e que sem dúvida, irá estimular muitas pessoas não somente VoVos mas também de outras faixas etárias.
    Parabéns aos envolvidos pela iniciativa!!!

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll Up