Música para idosos é onde eles encontram conforto, enquanto melodias especiais os ajudam a se lembrar de eventos importantes de seu passado.

A lembrança do dia em que conheceram o cônjuge, uma adorável ocasião familiar ou o dia do casamento são apenas algumas das lembranças trazidas por um refrão musical familiar.

Pessoas que têm dificuldade em se lembrar de eventos que acabaram de acontecer descobrem que o canto estimula uma parte do cérebro que lhes permite relembrar memórias e emoções e melhorar o desempenho mental.

Música para idosos

A música reduz o estresse, a ansiedade e a dor em idosos.

Existem poucas coisas mais universais para a experiência humana do que a música. Da infância à velhice, tem o poder de nos inspirar e unir. Independentemente de nossas circunstâncias de vida, cada indivíduo tem memórias conectadas às suas canções favoritas. Mas sua música favorita é muito mais do que apenas uma trilha sonora a ciência mostra que a música e a dança trazem benefícios significativos para saúde.

A música é uma forma incrível sem drogas de melhorar a qualidade de vida dos adultos mais velhos. Também melhora a função imunológica, ajuda a memória e estimula os exercícios.

Reduz o estresse, ansiedade e dor. Outro benefício é que a música ajuda as pessoas a relembrar e voltar e se relacionar com emoções e experiências.

Melodias e saúde cerebral.

A música pode desencadear alguns benefícios psicológicos potentes. Idosos que ouvem música regularmente tendem a ter uma visão mais alegre da vida e redes sociais mais fortes. Eles também relatam níveis mais baixos de estresse e são prescritos medicamentos ansiolíticos com muito menos frequência. A música pode até funcionar como um impulso para ativar ou melhorar a função cerebral.

A musicoterapia para pacientes com Alzheimer e demência é uma forma comprovada de despertar a memória. Mesmo nos casos em que o paciente é totalmente não verbal, os indivíduos podem ser capazes de lembrar as letras de suas canções favoritas. Uma explicação é que a parte do cérebro que processa a música, o córtex auditivo, está conectada ao sistema límbico, onde as emoções são processadas. O sistema límbico, também chamado de cérebro emocional, é uma estrutura de neurônios responsável pela sociabilidade, é uma das últimas áreas do cérebro a ser afetada pelo Alzheimer.

Em muitas situações, a musicoterapia é mais poderosa do que os métodos tradicionais de reabilitação. Um estudo conduzido com sobreviventes de derrame finlandeses descobriu que ouvir sua música favorita durante a recuperação os ajudou a reconhecer palavras e recuperar sua capacidade de se comunicar mais rápido do que os não ouvintes. Em comparação com aqueles em recuperação tradicional, os ouvintes de música eram muito menos propensos a ficarem deprimidos e confusos, aliviando dois dos efeitos colaterais pós-AVC mais comuns.

Os adultos mais velhos que gozam de boa saúde também podem se beneficiar da musicoterapia, especialmente da musicoterapia ativa.

Algumas idéias de musicoterapia para idosos:

Ouça música popular do seu passado com outras pessoas da sua idade. Ele pode despertar memórias compartilhadas e servir como ponto de discussão para experiências que vocês têm em comum.

Círculos de bateria, coros de sinos ou tocar qualquer instrumento de ritmo podem ser uma atividade divertida em grupo. Se você não tiver nenhum instrumento à mão, toque ritmos com sons corporais, como palmas ou tapinhas nos joelhos.

Não é nenhum segredo que a música o incentiva a se mover. Quem não colocou seus fones de ouvido e aumentou a música para colocá-los em uma bicicleta ergométrica ou esteira? Dançar ao som da música é uma excelente forma de exercício para adultos mais velhos. Isso pode ser feito em qualquer lugar e não requer prática ou equipamento extra. Pode até melhorar suas habilidades motoras. Tudo o que você precisa fazer para colher os benefícios da dança para a saúde é deixar cair a agulha em suas músicas favoritas, levantar-se e dançar.

Música para idosos

Uma análise rápida dos benefícios do streaming de música.

Como a geração do milênio em sua vida já pode ter informado a você, a mídia física está rapidamente seguindo o caminho do esquecimento. Embora ainda seja possível encontrar a maioria das músicas em CD ou vinil, os serviços de streaming de música online tornam a localização e a audição de suas músicas favoritas mais fácil do que nunca.

Se você sempre quis ouvir uma música e descobriu que não a tinha em um disco ou CD, isso deve agradar a você. O streaming fornece acesso instantâneo com o toque de um botão.

A maioria dos serviços de streaming hoje em dia tem imensas bibliotecas que podem ser pesquisadas por artista, álbum, ano de lançamento, título da música e até mesmo letra. Levaria muito tempo e muito dinheiro para construir uma coleção que pudesse chegar perto.

Os principais serviços de streaming de música, como os oferecidos pela Apple, Google ou Spotify, cada um tem algoritmos projetados para interpretar seus gostos e preferências e, em seguida, combiná-lo com os artistas que você pode gostar. Não é um sistema perfeito, mas bate os dias de comprar um disco antes de você saber se ele era bom.

Existem literalmente dezenas de serviços de streaming de música concorrentes por aí vamos nos concentrar em dois que estão disponíveis em quase todos os dispositivos: YouTube e Spotify.

Youtube

Embora o YouTube seja mais conhecido como um serviço de streaming de vídeo, seu aplicativo móvel e site podem ser ótimos para ouvir música.

É visual. O YouTube tem uma infinidade de vídeos musicais e gravações de shows, permitindo que você veja seus artistas favoritos.

Grande variedade. Tudo no YouTube é carregado por usuários como você, o que dá aos espectadores acesso a conteúdo que outros serviços de streaming não podem fornecer.

Spotify

O recurso de lista de reprodução do Spotify é superior ao YouTube, e o que falta em conteúdo de vídeo é complementado por padrões significativamente mais elevados de qualidade de som.

As músicas são enviadas por artistas e gravadoras, dando ao Spotify um controle muito mais rígido sobre o que vai parar na plataforma. Isso significa menos variedade em tipos de conteúdo, mas também significa uma pesquisa mais eficaz e um sistema de descoberta de música.

Embora o YouTube e o Spotify ofereçam assinaturas sem anúncios além de seus serviços regulares de streaming de música, você pode usar ambos facilmente sem gastar um centavo. E independentemente do serviço que você escolher, você terá acesso a milhões de músicas em seu lazer. Além de estarem disponíveis para desktops e laptops, os dois serviços oferecem aplicativos para dispositivos iPhone e Android. Basta baixar o aplicativo e começar a curtir a música que você adora.

Ambos são ótimos e vale a pena conferir. Aproveitar!

Confira nossa seleção de músicas para residentes em ILPIs

A música tem o incrível poder de transformar um jantar em casa em uma noite romântica. Uma música no rádio pode ajudá-lo a reviver a melhor noite da sua vida. A música captura momentos e os suspende no tempo.

Hans Christian Anderson disse: “Onde as palavras falham, a música fala”.

Categorias: Ser VoVs

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *