O mel, além de ser verdadeiramente delicioso e um adoçante muito mais desejável do que o açúcar branco processado, oferece uma grande variedade de benefícios à saúde, muitos dos quais estão em uso há literalmente milhares de anos.

Escritos das antigas civilizações do Egito, Grécia e Roma, bem como dos sumérios e de várias outras culturas menores, divulgam os espetaculares benefícios medicinais e o consideravam tão precioso que foi um dos presentes mais populares e estimados para os deuses.

Mel o superalimento para o envelhecimento.

Comer alimentos saudáveis ​​com mais nutrientes torna-se especialmente importante à medida que envelhecemos. Isso porque o envelhecimento está ligado a uma variedade de mudanças, algumas delas podem torná-lo sujeito a deficiências nutricionais, enquanto outras podem afetar seus sentidos e qualidade de vida.

O néctar dos deuses em sua forma bruta contém cerca de 200 substâncias, incluindo aminoácidos, vitaminas, minerais e enzimas. A composição de aminoácidos é um indicador da capacidade de descarte de radicais tóxicos. Além disso, o mel provou ser uma atividade antimicrobiana eficaz contra micro-organismos patogênicos e não patogênicos, como bactérias, leveduras e fungos.

As principais propriedades biológicas que o tornam perfeito como agente terapêutico são o potencial anti-inflamatório, o potencial de cicatrização de queimaduras solares, o potencial antioxidante, a atividade de eliminação de radicais e a atividade antiviral.

Mel ajuda os idosos

Pesquisas indicam que o mel pode ser especialmente benéfico para pessoas com mais de 65 anos.

Estimula a memória

A ingestão regular pode ajudar na melhor retenção da memória. O envelhecimento em humanos está associado ao comprometimento da memória para um grande número de pessoas, mas comer mel pode ser um método fácil e natural para mitigar esse problema.

Reforço da imunidade

O envelhecimento está associado ao enfraquecimento do sistema imunológico. Idosos com baixo sistema imunológico correm o risco de desenvolver vários distúrbios de saúde. Isso explica por que esses indivíduos correm o risco de desenvolver várias infecções crônicas, o que implica a multiplicidade da gênese do câncer. A melhoria da imunidade é a chave para a prevenção da formação de infecções e o mel tem esse potencial, além de ter ação antibacteriana direta e elimina a infecção por meio de um estímulo do sistema imunológico.

Reduz a ansiedade

Reduzir a ansiedade é essencial para manter uma boa qualidade de vida. Embora qualquer pessoa possa ter ataques de ansiedade, eles tendem a ser mais prevalentes à medida que envelhecemos. Muitas coisas podem causar ansiedade em idosos, incluindo aumento dos problemas de saúde, comprometimento da memória e cuidados com cônjuges enfermos. Reduzir a ansiedade é uma parte importante para manter uma alta qualidade de vida, e o mel pode ser a solução para essa preocupação. 

Suprime a tosse

As mudanças climáticas trazem doenças, acompanhadas de tosse e resfriado. É aqui que o mel pode ajudar e é conhecido como um supressor da tosse. Os idosos tossem por vários motivos, a tosse pode interferir na qualidade do sono e na qualidade de vida geral dos idosos. O mel é uma solução natural e pode ser usado a longo prazo para ajudar a aliviar a tosse. Simplesmente tomar uma colher de chá de mel ou beber com água morna pode trazer alívio.

Aumenta a saúde gastrointestinal

Vamos apenas concordar que o sistema digestivo é uma estrutura biológica complexa e não melhora com a idade. O mel cru é muito bom para garantir o bom funcionamento do sistema digestivo. O mel contém certas enzimas que atuam como catalisadores no processo de digestão, principalmente, para desintegrar os carboidratos e açúcares.

O uso como regime de tratamento para úlceras pépticas e gastrite vem do folclore tradicional, bem como de relatos dos tempos modernos. Provou ser benéfico para todos os idosos diagnosticados com úlceras estomacais ou outros problemas gastrointestinais. 

Para ajudar na prevenção de quaisquer doenças relacionadas ao estômago no futuro, consuma água quente adicionando um toque de mel (uma colher de sopa) todas as manhãs.

Aumenta a energia

Os olímpicos costumavam comer figos e mel para aumentar sua energia por causa dos açúcares naturais contidos neles. Idosos que vão dar um passeio no bairro podem considerar tomar uma colher de chá de mel com antecedência para aumentar seus níveis de energia.

Curar feridas

O mel tem propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e antifúngicas naturais. Ele tem sido usado no tratamento de lesões, infecções e doenças por milhares de anos e é um tratamento eficaz para uma ampla variedade de problemas, desde os mais simples cortes até problemas de pele. Aplicar mel com uma bandagem estéril sobre um corte ou queimadura protege contra infecções e acelera a cicatrização, enquanto o uso de mel em tratamentos faciais ou capilares cria esfoliação natural e hidratação que mantém a pele mais saudável.

Rico em antioxidantes

O mel é um  antioxidante terapêutico que contém concentrações variáveis ​​de flavonoides, ácidos fenólicos, glicose oxidase, aminoácidos e proteínas. Os antioxidantes ajudam a combater várias doenças crônicas e infecções que os idosos enfrentam à medida que envelhecem. Esses compostos conhecidos como polifenóis desempenham um papel importante na prevenção de doenças cardíacas.

Reduz a pressão arterial e melhora o colesterol

Em primeiro lugar, a melhor maneira de diminuir ou evitar o colesterol alto é comer o mais saudável possível.

A ingestão regular de mel reduz os níveis de açúcar no sangue e também melhora o metabolismo lipídico, reduzindo o colesterol que, a longo prazo, tem a capacidade de eliminar os fatores de risco cardiovascular.

Os compostos antioxidantes encontrados no mel têm sido associados à redução da pressão arterial de uma pessoa. O consumo de mel também é mencionado como a causa de melhorias significativas nos níveis elevados de colesterol de uma pessoa. Como a maioria dos idosos é afetada por problemas de pressão arterial e colesterol, comer mel diariamente reduzirá os riscos de adquirir doenças mais graves a longo prazo.

Mel ajuda os idosos

Um bom substituto para o açúcar.

O açúcar é um ingrediente comum em nossos alimentos diários. No entanto, comer muito açúcar pode aumentar o risco de doenças cardíacas e diabetes tipo 2. Considerando que o mel tem um índice glicêmico mais baixo do que o açúcar, o que significa que ele não aumentará seus níveis de açúcar no sangue da mesma forma que o açúcar.

O mel é uma substância naturalmente doce. Seus altos níveis de monossacarídeos, frutose e glicose contém cerca de 70 a 80 por cento de açúcar, que fornece sua doçura. A frutose no mel é um bom substituto para o açúcar, então você pode usar uma quantidade menor na comida ou bebida sem sacrificar a doçura. Em vez de eliminar completamente o consumo de açúcar, será útil substituí-lo por mel.

É natural nos acostumarmos com o sabor de nossas bebidas e alimentos, então experimente usar meia colher de chá de mel no chá ou café e experimente o mesmo truque com cereais matinais e iogurte.

Reconhecer o mel certo é um fator de impacto essencial.

Quanto mais não adulterado e não processado for o mel, melhores resultados você obterá. O mel cru vem diretamente da colmeia, enquanto o mel normal é processado e pasteurizado antes de ser engarrafado. Estudos sugerem que o mel cru pode oferecer benefícios de saúde mais poderosos e de longo prazo, em termos de cicatrização de feridas e combate a infecções, do que o mel comum.

Portanto, o mel em estado bruto tem grande potencial para ser utilizado na gestão da saúde de idosos como agente preventivo e terapêutico auxiliar.

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