Todos os dias realizamos centenas de tarefas com nossas habilidades cognitivas, mas a maioria de nós não tem consciência do esforço envolvido. Essas tarefas assumem diferentes formas, como observar cores, lembrar nomes ou calcular o tempo em um relógio.

Medidas da função cerebral usando imagens de ressonância magnética funcional mostram que as áreas mais ativas do cérebro variam de acordo com a tarefa que está sendo executada. Os dados confirmam o que os pesquisadores já sabem há muitos anos que nossas funções mentais são compostas por muitos tipos distintos de habilidades cognitivas.

Conforme as pessoas envelhecem, muitas de nossas habilidades cognitivas começam a declinar lentamente. Intervenções específicas, como manter-se social, mental e fisicamente ativo, além de adotar mudanças dietéticas corretas, podem retardar o declínio cognitivo em idosos.

habilidades cognitivas

Declínio cognitivo como parte do envelhecimento.

À medida que envelhecemos, muitas de nossas habilidades cognitivas começam a declinar. Isso inclui deficiências na memória de trabalho de curto prazo, velocidade de processamento, recuperação de memórias ou informações, atenção e resolução de problemas.

O declínio sutil e gradual com a idade faz parte do processo normal de envelhecimento. No entanto, um declínio cognitivo mais rápido e progressivo geralmente é indicativo de demência, o que não faz parte do envelhecimento saudável.

Freqüentemente, há muitos fatores de risco modificáveis ​​implicados no início da demência e sua modulação poderia retardar o declínio cognitivo ou mesmo evitá-lo completamente. Em idosos saudáveis, tarefas específicas podem ser realizadas e ações são tomadas para desacelerar o declínio cognitivo e, em alguns casos, potencialmente até melhorá-lo.

Foi demonstrado que as pessoas que trabalham com ocupações cognitivamente estimulantes (por exemplo, professores, médicos, músicos, pilotos, etc.) ou com um nível de educação superior (por exemplo, acadêmicos) frequentemente mantêm um nível mais alto de capacidade cognitiva na vida adulta.

Ter um nível de educação superior pode ter efeitos protetores sobre a memória (na forma de inteligência cristalizada), bem como alguma proteção sobre a velocidade de processamento e habilidades (cognição fluida).

É importante notar que mesmo naqueles com ensino superior e ocupações cognitivamente estimulantes, eventualmente, com idade avançada, as habilidades cognitivas também começam a declinar lentamente, mas muito mais lentamente em comparação com aqueles com baixo nível de escolaridade e empregos nada cognitivamente estimulantes.

Algumas pesquisas também indicaram que o status socioeconômico e as experiências de vida anteriores também podem influenciar fortemente o desempenho cognitivo na velhice.

Independentemente da experiência de vida anterior, realização educacional, ocupações cognitivamente exigentes e status socioeconômico, há muitas maneiras pelas quais a capacidade cognitiva pode ser estabilizada ou mesmo melhorada em indivíduos mais velhos.

Atividades sociais.

Adultos idosos que regularmente se relacionam socialmente com outras pessoas, seja por meio de grupos de apoio, grupos religiosos e papéis de apoio nas escolas, por exemplo, podem manter e melhorar o bem-estar cognitivo e mental com sucesso.

Ser socialmente ativo também requer maior motivação para atividade física moderada, ou seja, tudo o que tem resultados benéficos para a saúde cognitiva em adultos mais velhos.

Treinamento com jogos.

Atividades ou jogos de lazer cognitivamente exigentes, como xadrez ou bridge, que demandam o uso da memória de trabalho e das habilidades de raciocínio executivo.

Consequentemente, indivíduos mais velhos que jogam xadrez ou bridge com mais frequência tendem a ter melhor memória de trabalho e habilidades de raciocínio em comparação com aqueles que não o fazem. Outros jogos autodidatas, como palavras cruzadas ou sudoku, também mantêm uma capacidade cognitiva superior.

O treinamento da memória também pode levar a melhorias na concentração e atenção, relaxamento, percepção pessoal e motivação, além da capacidade cognitiva e, portanto, tais atividades podem não apenas melhorar a capacidade cognitiva, mas também outros resultados comportamentais que também levam a melhorias significativas na qualidade de vida e bem-estar mental.

habilidades cognitivas

Atividade física

A atividade física aumenta o fluxo sanguíneo corporal e os níveis de oxigênio, inclusive para o cérebro. Alguns estudos mostraram que aqueles que simplesmente caminharam mais quarteirões tinham menos probabilidade de demonstrar declínios na cognição entre 5 a 10 anos depois e aqueles com os níveis mais altos de atividade física tendo uma redução de 20% no risco de declínio cognitivo.

Até mesmo passar menos tempo sentado pode compensar alguns dos efeitos de um estilo de vida sedentário, por exemplo, atividades leves, como caminhada rápida, jardinagem ou dança.

Estudos indicam que programas de atividade física para adultos mais velhos, combinados com exercícios de estimulação cognitiva (como jogos de treinamento cerebral) podem levar a melhorias significativas para a saúde cognitiva geral e bem-estar mental.

As descobertas sugerem que realizar atividade física em combinação com tarefas cognitivamente exigentes oferece maior melhoria para a cognição do que segmentar a atividade física e sessões de treinamento cognitivo.

Alimentação inteligente

Nutrição e dieta em indivíduos mais jovens ou de meia-idade têm demonstrado um efeito profundo na habilidade cognitiva mais tarde na vida.

Isso inclui o consumo de frutas frescas, vegetais, peixes (ômega 3), com muito pouca carne vermelha e carboidratos, bem como grãos refinados e açúcar. Dietas como essas são ricas em nutrientes, vitaminas e minerais e conferem efeitos neuro protetores.

Em relação aos adultos mais velhos, estudos demonstraram a ligação benéfica entre os suplementos antioxidantes e vitamínicos com a boa saúde cognitiva geral.

Por exemplo, as vitaminas B6 e B12 podem reduzir os níveis de homocisteína, um marcador de doença vascular implicado no declínio das habilidades cognitivas.

As vitaminas C e E (ambos antioxidantes) podem reduzir os níveis de inflamação vascular e podem ser usadas para reduzir as taxas de declínio cognitivo, especialmente na memória intermediária.

Em resumo.

Vários estudos têm mostrado os efeitos benéficos da atividade física moderada (como caminhar ou jardinar), realizar tarefas cognitivamente estimulantes (como jogar xadrez ou fazer palavras cruzadas), ser socialmente ativo e consumir uma dieta nutritiva saudável equilibrada na preservação e mesmo melhorando as habilidades cognitivas em adultos mais velhos.

Para a maioria das pessoas, o declínio cognitivo ou social com o envelhecimento é mínimo e influenciado por vários fatores. Um fator é chamado de “reserva cognitiva”. Pessoas que são mais inteligentes em uma idade jovem ou têm melhor manutenção cognitiva por meio da educação, ocupação ou atividades estimulantes retêm as habilidades cognitivas com o envelhecimento melhor do que aquelas que são menos realizadas nesses aspectos.

Adotá-los desde o início e com maior frequência é especialmente benéfico na desaceleração do declínio cognitivo em idosos saudáveis. Considerações especiais para a adoção de tais medidas devem ser feitas por cuidadores, terapeutas, enfermeiras e comunidade.

Uma melhor compreensão do envelhecimento do cérebro é vista como a chave para uma melhor qualidade de vida em um mundo onde as pessoas vivem mais. Apesar da demência e de outros distúrbios neurológicos associados ao envelhecimento, imagens aprimoradas revelaram que, mesmo em nossos setenta anos, nossos cérebros continuam produzindo novos neurônios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll Up