Ciclismo seguro para idosos é viável? Será que os benefícios para a saúde superam os riscos potenciais?

As quedas são uma das principais causas de problemas de saúde entre os idosos, e é cada vez maior o número de idosos que comparecem ao pronto-socorro por lesões sofridas durante a prática de passeios de bicicleta.

O perigo não é a bike em si. Milhões de idosos em todo o mundo pedalam todos os dias sem cair e se machucar.

O importante é aprender como se manter seguro. É possível andar de bicicleta com segurança.

Dicas de ciclismo seguro para idosos.

Leve o seu tempo para se certificar de que você está pronto para a prática do ciclismo. Esta é provavelmente a dica de segurança de ciclismo para idosos mais importante que existe.

Você pode investir em uma ótima bicicleta e em equipamentos de segurança de alta qualidade, mas se você não se preparar para o tempo de ciclismo, as chances de um acidente serão maiores.

Certifique-se de que sua bicicleta está pronta e os freios estão funcionando corretamente. Verifique sua corrente e suas engrenagens também.

Verifique sua rota antes de sair, para verificar a quantidade de tráfego existente em seu percurso planejado. Se houver muitos carros, pode ser aconselhável escolher um percurso mais silencioso, mesmo que seja um pouco mais longo.

Lembre-se de que seus reflexos estão mais lentos agora que você está mais velho. Você já foi um ciclista experiente que conseguia evitar obstáculos que apareciam repentinamente à sua frente. Agora não mais. Embora sua mente e seu corpo possam ser bastante ágeis, eles não estão tão renovados como antes e seus tempos de reação diminuíram um pouco. Pedale a uma velocidade que permita desviar e evitar obstáculos a tempo.

Certifique-se de ter o equipamento adequado.

O equipamento mais importante para o ciclismo seguro é o capacete. Nunca tente andar sem ele. Joelheiras e cotoveleiras também são importantes para reduzir os danos ao corpo em caso de queda. Se você pedalar com mau tempo ou à noite, sua bicicleta deve ter faixas reflexivas e uma jaqueta refletiva.

Não tente acompanhar se você não pode.

Ao andar com um público mais jovem, você pode ficar tentado a ir mais rápido do que deveria para acompanhá-los. Pode ser bom para o seu ego, mas ruim para a sua saúde. Quanto mais rápido você dirige, especialmente em ruas movimentadas, maiores são as chances de um acidente. Vá em um ritmo com o qual você se sinta confortável, assim você pode exibir o seu ciclismo seguro. 

Pratique com sua bicicleta antes de sair pela primeira vez.

Algumas bicicletas para idosos, como as elétricas, são recomendadas, mas isso não significa que sejam as mais adequadas.

Quando você comprar uma bicicleta nova, reserve um tempo e pratique antes de sair em ruas movimentadas. Quanto melhor você conhece a sua bicicleta, mais fácil é controlá-la.

Escolha seu caminho com sabedoria.

Você andou de bicicleta pela cidade e agora se sente confiante o suficiente para novos caminhos no fim de semana. Entenda que um passeio pela cidade é um e nas trilhas pode ser completamente diferente.

A trilha pode ter inclinações muito íngremes ou pode ser tão acidentada que é fácil cair.

Embora o ciclismo em trilha seja divertido, você deve conhecer o terreno antes de entrar. Se não for adequado para idosos, não vale a pena.

Nunca pedale com os fones de ouvido.

Isso está na moda hoje em dia e já levou a acidentes que seriam totalmente evitáveis ​​se o ciclista estivesse mais atento ao ambiente.

Acompanhar as notícias ou ouvir música enquanto anda de bicicleta não é uma boa ideia, quer seja jovem ou velho. Você não pode ouvir o tráfego e outros sinais ao seu redor e ficará distraído até certo ponto com o que está ouvindo.

Aprenda os sinais manuais adequados para ciclistas.

Eles podem salvar sua vida, portanto, lembre-se de conhecê-los de cor. Além disso, antes de virar em qualquer rua, certifique-se de parar, olhe para a esquerda, olhe para a direita e novamente para a esquerda para garantir que não haja tráfego em sentido contrário.

Se você tiver que parar, saia da estrada.

Quando estiver pedalando na estrada e precisar parar, certifique-se de sair da estrada completamente onde o tráfego contrário não possa alcançá-lo (motoristas distraídos são conhecidos por atropelar ciclistas parados muito perto da estrada).

Se puder, vá com outra pessoa.

Lembra que um dos benefícios do ciclismo para idosos é que eles podem se socializar? Se puder, tente andar com outra pessoa. Não só é mais divertido, como também fica mais seguro. Andar de bicicleta com os netos pode ser mais aventureiro.

Andar de bicicleta é perfeitamente seguro.

Sim o ciclismo para idosos traz muitos benefícios à saúde. Isso o ajudará a perder peso, ficar forte, evitar doenças crônicas, ficar mentalmente alerta e viver mais.

Existem algumas questões de segurança em relação ao ciclismo para idosos, mas elas não devem dissuadi-lo. Contanto que você tome as devidas precauções toda vez que sair de bicicleta, você estará seguro.


1 comentário

Koiti Yoshimura · março 15, 2021 às 7:14 pm

De pleno acordo.
Somente que pedalo desde 12 anos e 10 anos com vários grupos , em que a maioria tem em média ,30 anos menos.
Irei comemorar 82 anos dentro de 4 meses.
Pedalo em média 150 a 200 km/semana, muitas vezes avima disso.
Pedalo pela cidade toda, rodovias e trilhas sozinho ou em grupos.
Então, para quem está pensando, sejam idosos ou jovens, homem ou mulher, pare de pensar e comecem..
Não é somente pela obtenção de saude fisica, mas também pela saúde mental, principalmente nesse momento tão difícil que estamos vivendo devido a pandemia.
Procure ajuda de quem entende para adquirir a bicicleta de acordo com a estatura física e financeira.
Talvez uma bicicleta simples para começar e depois partir para uma mais sofisticada.
Comece já e boa pedalada.

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *