O potencial Blockchain na área da saúde é extenso e pouco explorado. No entanto, há uma oportunidade ainda maior, que é a de cuidar dos idosos.

A indústria de cuidados a idosos necessita desesperadamente de transparência quanto à segurança e bem-estar dos residentes em ILPIs bem como dos que são cuidados em suas casas.

Tem havido um aumento na preocupação com o tratamento e a segurança dos idosos nas residências e instituições, e Blockchain pode, no mínimo, fornecer uma plataforma para transparência e segurança.

O potencial da tecnologia Blockchain e ledger distribuído (DLT) no domínio da saúde já foi reconhecido por várias partes interessadas em todo o mundo. Os aplicativos Blockchain no setor de saúde abrangem desde a troca de dados de saúde e gerenciamento de identidade até a cadeia de suprimentos de medicamentos, de seguros a medicina personalizada.

Dadas as suas características específicas, Blockchain atua no estabelecimento de confiança, responsabilidade, rastreabilidade e integridade de dados, uma das principais aplicações previstas é o gerenciamento e troca de registros eletrônicos de saúde.

Blockchain oferece soluções interessantes em gerenciamento de registros de saúde, pois apresenta um mecanismo descentralizado para controlar e acessar dados, além de introduzir um carimbo de data / hora para os dados, bem como um mecanismo robusto de trilhas de auditoria.

Blockchain para idosos

O caso da demanda por transparência.

As famílias nem sempre estão cientes das experiências de seus parentes idosos: seja em casas de repouso ou em suas próprias casas individuais. Em muitos casos, esses parentes não podem relatar ou relembrar essas experiências com clareza. Blockchain significaria que as famílias podem manter o controle de seus parentes idosos e ter paz de espírito, sabendo que eles estão seguros.

A demanda por transparência de dados é universal entre os consumidores; no entanto, a falta de transparência de dados no atendimento aos idosos pode ser fatal. Isso vai além da corrupção ou possíveis erros de cálculo (embora, é claro, a opacidade de dados nas cadeias de abastecimento também possa colocar vidas em risco).

A falta de transparência de dados nos cuidados aos idosos pode colocar em risco a vida e a saúde de uma pessoa idosa.

A realidade do atendimento a idosos e Blockchain.

A violência e a negligência no cuidado aos idosos têm persistido por muitos anos com intervenção limitada.

A saúde e o bem-estar do idoso devem ser garantidos, por meio de cuidados e registros permanentes e transparentes. Blockchain é a oportunidade ideal para isso porque a tecnologia em si é, por natureza, permanente e à prova de violação. Mesmo um Blockchain privado oferece a promessa de permanência que um banco de dados tradicional não ofereceria de outra forma.

Essa tecnologia seria ideal em casos de abuso ou negligência: o evento poderia ser rastreado até a hora original do evento e a (s) pessoa (s) envolvida (s).

Blockchain pode realmente salvar vidas?

O potencial da tecnologia Blockchain no atendimento a idosos vai além de sua mera segurança. É também uma questão de rastreabilidade e a capacidade da tecnologia de proteger a geração mais velha. Blockchain pode fornecer uma sensação de segurança que eles não têm atualmente.

Blockchain pode apoiar o desenvolvimento de modelos de cuidados centrados na pessoa com foco específico na continuidade dos cuidados, permitindo que os enfermeiros, médicos e cuidadores processem dados pessoais de saúde vitalícios.

Blockchain para idosos

Soluções Blockchain prontas para serem adotadas.

Existem soluções Blockchain que agora estão prontas para serem adotadas em cenários de rotina do mundo real; e o mais importante, que são capazes de mostrar um retorno real do investimento, tanto em termos financeiros quanto na melhoria real do fluxo de trabalho existente.

O verdadeiro desafio é que a indústria precisa se reunir com todas as partes interessadas relevantes para entender melhor os fluxos de trabalho existentes e as deficiências relevantes, para eventualmente co-criar e co-projetar soluções Blockchain em colaboração com os usuários finais, para impactar a forma como os cuidados para idosos são fornecidos em diferentes cenários do mundo real.

O grande potencial Blockchain.

A tecnologia Blockchain tem grande potencial para impulsionar a continuidade do atendimento sem ser perturbadora, especialmente agora que estamos passando pela pandemia de COVID-19.

Blockchain pode ser um suporte valioso para o já sobrecarregado pessoal da linha de frente do setor de saúde, e particularmente para as enfermeiras que coordenam a continuidade dos cuidados 24 horas por dia, sete dias por semana, 365 dias por ano.

Portanto, é fundamental que as soluções Blockchain aprimorem a interação entre o cidadão ou paciente e o provedor de saúde, garantindo acesso a dados de saúde mais precisos, completos e confiáveis, impactando positivamente na entrega de cuidados de saúde mais centrados nas pessoas e personalizados.

Confira Vídeos Selecionados no Canal VoVsTV no YouTube

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll Up