O mundo em breve estará enfrentando uma situação sem precedentes, pois a população envelhece mais rápido do que nunca. Em breve chegará um dia em que o mundo terá um número maior de pessoas idosas do que o número total de crianças.

Ironicamente, uma vida mais longa não significa necessariamente uma vida mais saudável. Muitos dos idosos em todo o mundo não contam com abrigos de emergência, alimentos e outros recursos para atender às suas necessidades diárias e nutricionais.

Muitos dos idosos não têm a família, muitos são viúvos ou estão sozinhos, muitos moram em ambientes onde estão sem o companheirismo necessário para estimular a mente, que fica em perigo de se deteriorar.

Com certeza essa população envelhecida e que se sente desvalorizada afetará os custos de vida e a saúde pública. Pois dada a taxa em que a população mundial está envelhecendo, esse futuro é inevitável.

Precisamos de uma tecnologia que melhore a vida dos idosos, os pobres e os doentes e suas famílias. Precisamos de uma tecnologia que junte todos eles para uma melhor convivência e para tornar este mundo um lugar bonito para eles morarem.

Dos muitos setores que apostam em Blockchain, um dos mais importantes é o da saúde. As empresas de tecnologia em saúde estão alavancando as principais características Blockchain, como confidencialidade, criptografia e descentralização.

Talvez Blockchain seja a única solução válida, pois é uma tecnologia que defende pessoas comuns e promete entregar o poder de volta a elas.

A tecnologia Blockchain pode ajudar a construir um ecossistema com uma infra-estrutura física e social que promova melhor atendimento, saúde e bem-estar dos idosos. Não só isso, a tecnologia é capaz de estabelecer um ambiente automatizado que não deixa espaço para fraudes no setor de cuidados a idosos. Muito parecido com o modo como Blockchain está sendo implementado no setor bancário para evitar tais situações.

Blockchain poderia resolver algumas das maiores ineficiências da saúde e problemas como Conformidade, Interoperabilidade de sistemas, Segurança de dados, Privacidade e controle de dados, Rastreamento da cadeia de suprimentos, Propriedade do paciente e Acesso a dados de saúde.

A integração da tecnologia blockchain nos cuidados de saúde será lenta. Como qualquer nova tecnologia, ela será implementada e aceita em etapas, nas quais as provas de conceito evoluem para aplicação prática.

Curto Prazo: projetos piloto com foco em operações de back office e dados do provedor, em pequena escala, sem dados do paciente.

Médio Prazo: sistemas escaláveis ​​com foco em partes interessadas da cadeia de suprimentos de saúde, alguns dados do paciente

Longo Prazo: sistemas centrados no paciente com registros de saúde totalmente integrados, pertencentes e acessados ​​pelos pacientes

O setor de cuidados a idosos tem sido ignorado o tempo suficiente e quanto mais demorarmos, menos eficaz será essa solução. Esforços globais estão sendo feitos para encontrar curas para a maioria das doenças relacionadas à idade, como a doença de Alzheimer. Este é o momento certo para concentrar as energias no sentido de encontrar uma alternativa melhor para os sistemas de cuidados atuais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll Up