A aromaterapia para idosos deve ser incluída em todos os programas de estilo de vida. Pois os cheiros e aromas podem desencadear instantaneamente memórias significativas que guardam momentos de satisfação para o corpo e a mente.

A aromaterapia para idosos oferece muitos benefícios, podemos destacar sono e digestão melhorados, com redução do estresse, dos níveis de dor, de ansiedade e depressão.

Na verdade, a aromaterapia começa a fazer maravilhas no momento em que se cheira o óleo essencial. Os cheiros vão acionar os nervos olfativos. Em seguida, eles sinalizam sempre de forma positiva as partes do cérebro que são responsáveis ​​por controlar o humor, a memória e as emoções.

Quando idosos incorporam a aromaterapia em suas vidas.

Lembra-se de entrar em um spa e cheirar um óleo essencial e instantaneamente se sentir mais calmo e relaxado. A aromaterapia usa óleos essenciais de plantas para melhorar o humor e a saúde de um indivíduo.

É uma medicina alternativa que visa diminuir o estresse. Idosos obtêm muitos benefícios com isso. Pois inclui o alívio de certos desconfortos e doenças, como artrite e circulação. Também traz efeitos positivos para idosos que sofrem de demência e vários problemas respiratórios. Essas são as razões pelas quais a aromaterapia para idosos é uma das técnicas preferidas na redução do estresse. Com a vantagem de estar disponível para todos os interessados.

Como funciona a aromaterapia para idosos.

Há muitas maneiras pelas quais a aromaterapia trabalha para melhorar a vida dos idosos. Vale destacar que o cheiro desperta memórias afetivas. Além disso, também afeta o sistema nervoso de forma positiva. O perfume funciona magicamente na mente e no corpo, proporcionando saúde e bem-estar aprimorados.

aromaterapia para idosos

Aromas e cheiros apresentam benefícios.

A aromaterapia para idosos oferece muitos benefícios. Alguns deles são sono e digestão melhorados com a redução do estresse. Com ela temos a diminuição dos níveis de dor, ansiedade e depressão. Os idosos que sofrem de Alzheimer ou demência podem se beneficiar da aromaterapia regular, pois ela reduz seus comportamentos mais difíceis. Além disso, esse processo terapêutico pode ajudar a preencher as lacunas que o sistema imunológico não consegue enfrentar sozinho à medida que envelhecemos.

Inalar é a forma mais completa de obter os efeitos e benefícios dos óleos essenciais, pois permite que as moléculas consigam chegar facilmente no sistema límbico do cérebro, criando alterações no funcionamento do corpo, que o tornam capaz de se curar. O ideal é que sempre se utilizem óleos essenciais biológicos certificados, para evitar inalar pesticidas e outros químicos que podem acabar intoxicando o organismo.

Aromas recomendados para idosos usarem.

Fazer aromaterapia é muito simples, você apenas precisa encontrar alguns óleos essenciais que você adore cheirar. Existem óleos essenciais populares que são conhecidos por aliviar o estresse e acalmar os sentidos. Estes incluem alecrim, alfazema, hortelã-pimenta e ylang-ylang. Lavanda ajuda a aumentar a sensação de contentamento, aguça o desempenho da memória e melhora o humor geral. Por outro lado, o alecrim funciona melhor para idosos com demência. O óleo essencial ajuda a diminuir os níveis de cortisol e melhorar a memória.

Idosos estressados ​​podem optar por hortelã. Aumenta a sensação de felicidade, fazendo com que as pessoas fiquem de bom humor quase que instantaneamente e por um longo período. Por último, o ylang-ylang promove o desejo sexual, mata bactérias e reduz a pressão arterial elevada.

Aromaterapia e os flavorizantes no uso pessoal.

A vaporização é uma técnica que deve ser usada especialmente para tratar problemas respiratórios ou resfriados, pois além de liberar o aroma diretamente para o sistema respiratório, permite a inalação de vapor de água que hidrata e relaxa as vias respiratórias.

A massagem é a forma perfeita para aplicar os óleos essenciais diretamente na pele, de forma a tratar dores musculares, infecções, problemas de pele ou dores articulares. 

Os banhos com sabonete e shampoo naturais misturam os benefícios da vaporização, pois permitem a inalação do vapor de água e do aroma, e os benefícios da massagem, uma vez que permitem o contato da pele com o óleo. Assim, podem ser usados em quase todos os casos.

Como usar o alívio do estresse da aromaterapia em casa.

A aromaterapia é fácil de colocar em prática nos ambientes residenciais, aproveite para experimentar diferentes maneiras de perfumar os cômodos da casa até encontrar o que e onde funciona melhor.

Existem dezenas de aromas disponíveis, em formas variadas para usar como difusores de ambiente, spray de travesseiro, sachês e velas que são provavelmente a forma mais comumente usada de aromaterapia e podem ser encontradas em quase todos os lugares, de drogarias a lojas de departamentos.

aromaterapia para idosos

Algumas dicas sobre aromaterapia para idosos.

Embora a aromaterapia para idosos ofereça uma ampla gama de benefícios à saúde, há algumas coisas a serem consideradas no dia a dia como verificar primeiro com o médico do idoso, pois alguns óleos essenciais podem interagir com seus medicamentos.

Faça aromaterapia moderadamente, pois alguns óleos essenciais podem ser tóxicos em grandes quantidades.

Esteja ciente dos efeitos físicos, mentais ou emocionais dos óleos essenciais em você e nas pessoas.

Seja gentil com você e com o outro ao dar massagem de aromaterapia, pois a pele dos idosos é fina e com tendência a lacerar.

Por último, guarde com segurança os óleos essenciais após o uso, pois os idosos podem confundi-los com seus medicamentos.

Aromaterapia pode ser utilizada de inúmeras maneiras.

Segundo a International Aromatherapy Association, é uma técnica de tratamento complementar, fazendo uso dos óleos essenciais 100% puros, cujas fontes vegetais foram cultivadas, colhidas e processadas de forma a preservar as substâncias químicas para auxiliar nos tratamentos de sintomas físicos, mentais, emocionais e do bem-estar geral. Sendo reconhecida pela Organização Mundial da Saúde.

Confira Vídeos Selecionados no Canal VoVsTV no YouTube

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll Up