“Morremos três vezes, a primeira é quando o corpo para de funcionar. A segunda é quando o corpo é entregue ao túmulo. A terceira é aquele momento, em algum dia no futuro, quando seu nome é falado pela última vez.”  Frase de David Eagleman

Nossas vidas se estendem por um futuro tão distante quanto as memórias que os outros têm de nós. Deixar para trás um legado é importante porque é uma maneira dos idosos saberem que uma parte de quem eram viverá depois de morrer. Um legado é uma forma de tocar o futuro e melhorar a vida de entes queridos, mesmo muito depois de sua própria morte.

Os VoVs merecem se sentir importantes. Considere quantas vidas sua vida tocou, quantas memórias eles formaram e como eles moldaram o mundo para melhor. Esse legado não deve ser esquecido. No entanto, com muita frequência, os idosos acreditam erroneamente que um legado é, na verdade, apenas quanto dinheiro eles deixaram para trás ou quanto sucesso tiveram em suas carreiras. Mas existem inúmeras maneiras de esculpir um legado.

Passar algo para as gerações futuras não é apenas dar aos membros da família uma maneira de se lembrar de alguém. Deixar um legado também pode servir a um propósito útil. Afinal, os idosos acumularam muitos anos de sabedoria e passar essa perspectiva aos netos e bisnetos pode ajudá-los a ter uma vida mais satisfatória.

Demonstrar aos idosos que ainda desempenham um papel de grande impacto na sociedade e na família pode ajudá-los a desenvolver sentimentos positivos importantes. Uma maneira de eles verem sua influência é deixando um legado.

Legado VoVs

Como os idosos podem deixar um legado? Como podemos ajudar eles nesta etapa da vida?

Escreva um livro de memórias

Passar algo para as gerações futuras não é apenas dar às pessoas uma maneira de se lembrar de alguém. Deixar um legado também pode servir a um propósito útil. Afinal, os idosos acumularam muitos anos de sabedoria e passar essa perspectiva aos netos e bisnetos pode ajudá-los a ter uma vida mais satisfatória.

Um livro de memórias é uma ótima maneira para os idosos fazerem isso. Esta auto-história é diferente de uma autobiografia, pois uma memória descreve a vida do autor em relação a uma pessoa, evento ou coisa, enquanto uma autobiografia apresenta detalhes cronológicos passo a passo.

Portanto, os idosos devem ver suas memórias como uma forma de fornecer uma perspectiva, e não apenas uma linha do tempo de suas vidas. Claro, eles podem incorporar detalhes, histórias e marcos, mas o aspecto mais importante é aquela sabedoria única que só pode ser transmitida diretamente do autor.

Colete receitas para um livro de receitas

Quais eram suas refeições favoritas quando criança? Mamãe assou o melhor bolo de cenoura? Papai era um profissional em fazer churrasco?

Ninguém cozinha como seus entes queridos mais velhos, e isso é algo de que provavelmente se orgulham. Aproveite esse aspecto da dinâmica da sua família, ajudando-os a coletar receitas para um livro de receitas. Eles não apenas verão que suas refeições serão apreciadas nos próximos anos, mas também proporcionará uma oportunidade divertida de socialização. Faça com que seus entes queridos mais velhos mostrem aos seus filhos o caminho pela cozinha. Juntos, eles podem aperfeiçoar receitas antigas e criar novas.

Legado VoVs

Ajude seu ente querido a atualizar sua vontade

Atualizar um testamento pode não parecer emocionante, mas é a melhor maneira de garantir que os frutos do trabalho árduo do seu ente querido se estendam à próxima geração.

Seu ente querido pode estabelecer um fundo de confiança para pagar a faculdade dos netos, deixar relíquias preciosas para seus entes queridos, doar bens para instituições de caridade ou até mesmo criar uma fundação para beneficiar uma causa pela qual se preocupam por muitos anos.

Se o seu ente querido possui algum patrimônio, agende uma consulta com um advogado para criar um testamento que honre os valores do seu ente querido e preserve seu legado.

Encontre cuidadores para as criaturas vivas que seu ente querido ama

Muitos idosos amam profundamente outras criaturas vivas. Seja um jardim de orquídeas bem cuidado, uma coleção de sementes colhidas com muito trabalho árduo, uma mini horta ou um cachorro desalinhado, mas adorável.

Seu ente querido merece saber que seu trabalho árduo em nome desses seres não será desperdiçado. Então converse com seu VoVs querido sobre o que ele gostaria que você fizesse com essas criaturas quando ele não estiver mais presente.

Ele pode começar a treinar um neto sobre os prós e contras da jardinagem de orquídeas. Um parente solitário adoraria levar o cachorro. Saber que seus companheiros vivos serão bem tratados na sua ausência pode garantir paz de espírito.

Construir um histórico de saúde da família

A família vai além das receitas e tradições secretas, a saúde também deve ser levada em consideração ao transmitir informações.

Essencialmente, uma árvore genealógica para a saúde, um histórico de saúde da família, registro ou lista de informações sobre as condições de saúde de membros específicos, hábitos de vida e onde eles cresceram.

De acordo com o instituto americano National Institute of Health, isso é útil para as gerações futuras porque, dependendo de quais doenças tendem a ocorrer nos genes, elas podem mudar seus hábitos de vida de acordo. Por exemplo, a doença cardíaca é uma doença hereditária comum. Se os netos souberem que seus pais e avós têm essa doença, eles podem começar a se exercitar regularmente e seguir uma dieta melhor para reduzir o risco.

Seus entes queridos mais velhos vão gostar de saber que estão desempenhando um papel na vida de crianças que podem nem ter nascido ainda.

Transmita tradições familiares e culturais

Muitos idosos se sentem frustrados porque seus filhos e netos parecem desinteressados ​​em suas tradições culturais e religiosas. Particularmente se o seu ente querido for um imigrante ou um praticante devoto de uma religião específica, ele pode temer que suas tradições morram com ele.

Peça-lhes que lhe ensinem sobre essas tradições e, em seguida, passem um tempo juntos praticando-as. Vá para os eventos religiosos juntos. Aprenda a realizar um importante ritual cultural. Em seguida, trate esses rituais com a honra e dignidade que eles merecem.

Legado VoVs

Preserve as memórias

Nossas memórias são uma parte fundamental de quem somos. No entanto, à medida que envelhecemos, nossas memórias desaparecem. E para idosos com demência, mesmo as memórias mais queridas podem eventualmente desaparecer.

Ajude seu ente querido a preservar suas memórias, trabalhando com ele para registrar a história de sua vida. Algumas ótimas maneiras de fazer isso incluem:

Criar e produzir um livro de memória da família. Reúna alguns materiais para scrapbooking e faça um álbum de recortes para a família. Peça ao seu ente querido para escrever algumas histórias sobre as imagens do livro.

Incentivar seu ente querido a começar um blog e, em seguida, comentar sobre ele para mostrar que você está lendo e interessado.

Entrevistar seu VoVs querido sobre sua vida e gravar a conversa.

Passe algum tempo juntos

Passar um tempo com a pessoa amada é a coisa mais importante que você pode fazer para construir um legado duradouro de memórias.

É fácil se deixar levar pelo desejo de tornar cada momento especial, capturar todas as fotos ou fazer o máximo possível de atividades divertidas.

Essa pressão pode rapidamente se tornar uma fonte de estresse que corrói a qualidade do tempo que vocês passam juntos. Não se sinta obrigado a fazer nenhuma atividade específica.

Passar um tempo tranquilo na natureza, uma conversa rápida e uma refeição agradável são tão importantes quanto a viagem em família que você planejou ou as memórias que espera escrever.

Legado VoVs

Em última análise, tudo o que resta quando partimos são as memórias dos outros de quem éramos e como vivemos. Construa um banco de memórias para o futuro e aproveite o tempo com quem você ama AGORA!

Mostre aos seus VoVs queridos como eles são e sempre serão amados, ajudando-os a deixar um legado.


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *