As adaptações caseiras são mudanças que você pode fazer na sua casa, de amigos ou parentes. Isso torna mais seguro e fácil mover-se e fazer as tarefas diárias.

As adaptações caseiras são mudanças que podem tornar mais seguro e fácil para se mover pela casa e viver de forma independente por mais tempo.

As adaptações domésticas, como escadas ou corrimãos, podem ajudar os idosos ou deficientes a administrar melhor a vida em casa e a evitar a mudança para uma nova casa ou para um lar para idosos.

Por exemplo, adaptações podem ajudar a subir e descer escadas e usar o banheiro e o toalete, tornar os quartos acessíveis para cadeiras de rodas ou permitir o uso de equipamentos da cozinha com segurança.

Existe uma vasta gama de melhorias para a casa disponíveis e podem ser grandes ou pequenas, dependendo das suas necessidades. Algumas adaptações habitacionais podem ser caras e exigir obras.

As adaptações caseiras podem ser melhorias, como tornar a casa acessível para cadeiras de rodas alargando portas ou colocando rampas, ou pequenas adaptações, como instalar um corrimão para ajudar a sair do banho.

adaptações caseiras

Pequenas adaptações caseiras para tornar a vida mais fácil

Embora você possa achar que são necessárias adaptações em grande escala, em primeiro lugar, existem algumas coisas simples que você pode fazer para tornar a sua casa, de um amigo ou do seu ente querido um pouco melhor. Crie um ambiente seguro para o dia a dia dos idosos:

Melhorar a iluminação
Sempre que houver uma oportunidade em toda a casa, é uma ótima ideia permitir que o máximo possível de luz natural seja derramada nos espaços residenciais. Isso não só facilitará a visibilidade, mas também ajudará a estabelecer os ritmos naturais da noite e do dia, auxiliando no sono.

Crie contrastes claros
Quer se trate de móveis, toalhas no banheiro ou roupas de cama, opte por cores de bloco claras e evite listras ou padrões complexos. Isso tornará mais fácil de ver.

Espaço aberto ao ar livre
Estenda o interior para o exterior. Se você tiver a sorte de ter espaço ao ar livre, aproveite-o. Um lindo lugar para sentar ao ar livre, em torno da folhagem e da natureza, pode fazer maravilhas para o bem-estar, especialmente se para sair de casa existem dificuldades.

Limpe qualquer desordem
É essencial remover quaisquer riscos potenciais com a saúde e segurança de toda a casa. Certifique-se de que todas as bugigangas estão trancadas com segurança e todos os móveis não utilizados foram removidos.

Torná-lo caseiro
O maior aspecto positivo de providenciar cuidados em casa é o fato de você poder ficar em casa, em torno de boas memórias. Mantenha fotos de família em posições de destaque.

Mantenha arrumado
Manter a casa limpa e higiênica é um elemento essencial para garantir um ambiente seguro, feliz e confortável.

Melhorias em casa

Pode ser difícil ter uma ideia de quais mudanças precisam ser feitas. Aqui, examinamos alguns dos cômodos mais importantes da casa, passando por algumas das mudanças que talvez precisem ser feitas.

Adaptações caseiras no banheiro
Obviamente, o banheiro é o cômodo da casa que apresenta o maior risco de queda, mas também há outros perigos a serem considerados. Felizmente, existem várias adaptações que podem ser feitas para tornar este cômodo mais seguro.

– A instalação de torneiras e chuveiros termostáticos proporcionará a temperatura perfeita e evitará o fluxo de água escaldante em caso de falha de água fria.

– Adicionar barras de apoio, uma bancada de transferência e um guincho pode tornar a tarefa mais perigosa de entrar e sair da banheira um pouco mais fácil.

– Uma banheira e um box amplo acessíveis tornam a lavagem mais fácil, mesmo se a mobilidade for prejudicada. Se o orçamento ou o quarto forem restritos, você pode modificar sua banheira ou chuveiro com uma cadeira.

– Quando alguém tem problemas de memória, os banheiros podem inundar facilmente. Adicionar um sistema de alerta de inundação ou um plugue de segurança especial pode reduzir o risco.

– Remova os aparelhos elétricos e remova ou inverta as travas das portas (mantenha as chaves facilmente acessíveis).

adaptações caseiras

Adaptações caseiras no quarto
O quarto também precisa ser adaptado para enfrentar a fragilidade, a incontinência e os despertares noturnos.

– Garantindo que se tenha uma comadre à mão, equipando a cama com colchão e lençóis impermeáveis.

– Talhas e outros auxiliares de transferência são importantes, ajudando a levantar e baixar as pessoas da cama. Você pode usar talhas móveis que podem ser movidas para uso em uma variedade de cômodos. As camas de perfil também podem ajudar no processo.

– A instalação de iluminação automática garante que um despertar noturno não resulte em uma caminhada difícil no escuro, o que pode aumentar o risco de queda.

Adaptações caseiras na cozinha
Cozinhar e comer podem se tornar cada vez mais difíceis à medida que se envelhece, mas há mudanças que podem ser feitas para tornar as coisas mais fáceis.

– Como grande parte do tempo na cozinha é gasto em pé, conseguir um banquinho, cadeira ou lugar confortável para sentar torna isso um pouco mais fácil. É importante eliminar tapetes e passadeiras.

– Pode ser necessário o apoio de um cuidador durante as refeições. Mesmo com essa ajuda, talheres de cabo largo, pratos de borda alta e xícaras de dois cabos tornam as coisas um pouco mais fáceis. Além disso, certifique-se de optar por plástico para segurança adicional.

– Conforme as pessoas se tornam cada vez mais frágeis, é provável que cozinhar se torne inseguro. Mas nos estágios iniciais, armários ajustáveis ​​em altura e alças de extensão para eletrodomésticos vão diminuir os problemas para cozinhar.

– Se você estiver comendo em uma sala de jantar ou de estar, por que não comprar um carrinho para tornar o transporte de comida quente mais seguro.

adaptações caseiras

Os benefícios das adaptações caseiras

Fazer as adaptações certas em casa, na hora certa, é uma maneira importante de ajudá-lo a permanecer independente no conforto da sua casa pelo maior tempo possível na vida adulta.
E embora as adaptações possam ser caras, muitas vezes elas resultam em uma melhor relação custo-benefício do que outras opções, como mudança de casa ou assistência residencial.

As adaptações caseiras podem ajudá-lo a continuar realizando suas atividades cotidianas, prevenir quedas e lesões e melhorar sua saúde e bem-estar. Como resultado, as adaptações domiciliares adequadas podem atrasar ou evitar a necessidade de um idoso se mudar para uma casa de repouso ou abrigo.


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *