Muitos dos avanços científicos no campo da longevidade, hoje destinam-se a tratar os efeitos do envelhecimento no corpo, mas existem várias empresas emergentes buscando maneiras de realmente mudar a taxa com que envelhecemos.

As pessoas estão vivendo mais do que nunca. Hoje, mais de 900 milhões de pessoas têm mais de 60 anos, e esse número deve crescer para 2,1 bilhões em 2050.

Obviamente, existem muitos fatores que afetam a expectativa de vida, incluindo genética, acesso a cuidados de saúde, dieta, exercício e até taxas de criminalidade no bairro. Muitos dos avanços científicos atuais sobre o envelhecimento destinam-se a tratar os efeitos do envelhecimento no corpo, pense em Botox e cremes para rugas, remédios para artrite e substituição da válvula cardíaca, mas existem várias empresas emergentes que procuram maneiras de mudar a taxa com que envelhecemos e melhorar a qualidade de nossas vidas à medida que envelhecemos.

A longevidade tem sido um tema de interesse não apenas para a comunidade científica.

Viver mais, a tempos perturba escritores de ficção científica. Noções de criogenia, transplante de cérebro, infusão de sangue e reanimação capturaram nossa imaginação coletiva desde que Mary Shelley publicou Frankenstein em 1823. Mas essas histórias costumam ter a forma de contos de advertência, ligando longevidade e pesadelos.

Pesquisas recentes indicam que uma maioria acredita que viver até os 120 anos é ruim para a sociedade. Isso ocorre porque as pessoas imaginam passar a maior parte do tempo sentindo-se murchas, aflitas e debilitadas.

No entanto, apesar de qualquer medo que possamos ter, os avanços na longevidade são considerados como uma das maiores conquistas da era moderna. De fato, as Nações Unidas chamam as pesquisas em longevidade de uma das  transformações sociais mais significativas do século XXI.
O envelhecimento pode ser descrito como tentar descobrir que tipos de danos se acumulam com a idade, como reverter esse acúmulo e a busca por interruptores que ativados na biologia humana aumentarão a nossa vida útil.

Isso pode parecer impossível, mas já fizemos muitos progressos na extensão da vida e a cada dia novas iniciativas nascem promissoras.

Fauna Bio, está pesquisando animais em hibernação para ver se o que aprendem pode ser aplicado aos seres humanos. Os animais em hibernação podem manipular seu metabolismo e fluxo sanguíneo e até impedir danos aos tecidos, o que pode ajudar pessoas que sofrem eventos catastróficos, como um ataque cardíaco ou derrame. A empresa pretende criar um estado de hibernação em pacientes através de uma combinação de drogas e compostos naturais como a melatonina.

A Unity Biotechnology está desenvolvendo medicamentos que podem potencialmente interromper, retardar ou reverter doenças associadas à idade e restaurar a saúde humana. A pesquisa da Unity está centrada em células senescentes, ou seja, células mais antigas que pararam de se dividir e são uma das causas de doenças relacionadas à idade.

Enquanto muitas empresas iniciantes e de biotecnologia são algumas das primeiras a olhar seriamente para a longevidade, as grandes empresas não estão muito atrás.

A Procter & Gamble, por exemplo, há muito tempo estão procurando ativamente maneiras de permitir que consumidores idosos vivam confortavelmente e com segurança em casa por mais tempo através da  P&G Ventures, o estúdio de startups da Procter & Gamble. A missão do grupo é trabalhar em parceria com empreendedores para criar novas marcas, tecnologias e modelos de negócios. Uma de suas principais áreas de foco é encontrar soluções convenientes e acessíveis para as dificuldades relacionadas à idade, como banho, cuidados de continência e prevenção de quedas.

Mais pessoas estão vivendo vidas mais longas e, graças à pesquisa sobre longevidade, estamos mais preparados agora do que nunca para tornar esses anos extras confortáveis ​​e produtivos. As pessoas são capazes de coisas surpreendentes, pois existem  maratonistas de 85 anos e professores de ioga de 100 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll Up